BOAS PRÁTICAS, HOME OFFICE
Ter boas práticas para trabalhar home office pode ajudar e muito na produtividade da sua equipe.
Se organizar é uma boa estratégia para evitar ansiedade e preocupações!
Diante das maiores diversidades e problemas que são intrínsecos a nossa mudança brusca na rotina de trabalho, também podemos encontrar algumas dificuldades nos meios de comunicação, tal como:
ISP: Internet Service Provider ou Provedor de Internet, no qual, em nosso mercado residencial, a qualidade na entrega dos serviços prestados a pessoas físicas é completamente diferente dos prestados à pessoas jurídicas, tanto em relação a infraestrutura oferecida que há uma maior robustez e solidez, como também no suporte e seus SLA de Solução e Atendimento (Acordo de Nível de Serviço) para possíveis quedas e oscilações em seu produto contratado.
Infraestrutura: Em casa, se os funcionários utilizam equipamentos disponibilizados pela empresa, as chances são de que não ocorram mudanças no significativas em sua produção diária, no que diz respeito a produtividade são as melhores possíveis. Porém, nem sempre é possível, então acabamos por usar nossos próprios recursos e se ocorre o uso dos Softphones como escolha de solução de comunição VoIP, a depender do uso, podemos enfrentar alguma adversidades.
Quedas de Registro
Esses problemas são causados principalmente pelas condições da rede por onde os pacotes de sinalização e voz estão trafegando, pois, normalmente, eles estão compartilhando o meio de transmissão com outros pacotes da rede. Tais problemas da telefonia IP podem ser causados por:
Largura de banda de rede insuficiente para transmissão de voz. Downloads/Uploads ativos, streamings de videos de alta qualidade na rede (Netflix, Prime Video, Disney+)
Regras de priorização de pacotes inadequadas em equipamentos de roteamento
Regras de redirecionamento de pacotes incoerentes em equipamentos de roteamento para funcionamento de serviços de VoIP
Demais pontos citados na seção Infraestrutura, citado acima
Queda de Chamadas
A consistência das chamadas depende de alguns fatores.
Estabilidade de conexão com o servidor
Dependência do sinal da antena da torre de telefonia (Chamadas Celulares)
Todos os pontos descritos em Quedas de Registro
Ruídos e Picotes
No cenário VoIP, a ocorrência de ruídos é nula quando em uso exclusivo da tecnologia, não passando por equipamentos analógicos (Chipeira, E1 analógico, Linhas analógica e outros equipamentos que possam a vir fazer parte da infraestrutura do cliente). Então, o que irá ocorrer em cenários puramente digitais são os picotes, pois o chiado é uma característica de um problema físico.
A definição de ruído em eletrônica nos diz que este é qualquer corrente ou tensão indesejada, que observamos na medida de um sinal elétrico proveniente de um sensor, ou que presente na transmissão de sinal eletrônico. O ruído diminui a precisão dos resultados, e por este motivo é inconveniente.
Caso você esteja fazendo as ligações pelo VoIP, a qualidade da ligação está relacionada a estabilidade da internet, e é possível que o picote da ligação esteja relacionado a uma instabilidade na sua conexão de rede. Outro fator determinante para uma boa qualidade da ligação é garantir a configuração do Headset, principalmente a configuração do microfone.
Outros pontos que podem provocar a ocorrência do cenário:
Wi-fi: Sugerimos conectar seu computador a um cabo de rede para evitar interferências da rede Wi-Fi
Headset: Sugerimos testar o Headset que você está utilizando em computador para garantir que ele não apresente mau contato ou ruído. Você também pode verificar os modelos recomendados
Notebook: Salve alguns casos, é válido tentar remover o cabo do carregador enquanto realiza uma chamada para verificação
É importante também realizar um teste ligando para o número de um fixo/celular próximo a você e verificar se essa característica também persiste. Validar o número de destino em outras operadoras também e válido para diagnosticar se o problema é realmente no destino. Lembrando que a região do destino ou dispositino de recebimento da chamada de destino também pode interferir na qualidade da chamada naquele momento. Assim como a recíproca é verdadeira, o seu cliente também pode relatar problemas de comunicação e o problema ser da sua parte.
Por exemplo — Se você recebe chamadas através de chiperias e a ocorrência de ruído pode ser oriunda do seu chip de recebimento e não do cliemte, o originador da ligação.
Ligações Mudas
É importante também realizar um teste ligando para um número fixo/celular próximo a você e verificar se essa característica persiste. Lembrando que a região do destino pode interferir na qualidade da chamada naquele momento.
CGNAT (Consulte sua operadora se você tem essa opção habilitada e peça para lhe remover)
NAT, não configurado corretamente
Funções nativas que bloqueiam
Firewall e roteadores com ALG
Completamento de Ligações
O completamento de ligações depende tanto da origem, como do destino, então caso a ligação seja para números celulares, não realize apenas uma tentativa, pois a malha telefonica móvel é demasidamente complexa, extensa e sucetível a falhas.
É importante também realizar um teste ligando para o número de um fixo/celular próximo a você e verificar se essa característica também persiste. Validar o número de destino em outras operadoras também e válido para diagnosticar se o problema é realmente no destino. Lembrando que a região do destino pode interferir na qualidade da chamada naquele momento.
Caso o problema persista, favor entrar em contato conosco através do nosso suporte no Widget ao lado ou nosso número de atendimento.
Equipamentos
EQUIPAMENTOS TELEFONICOS HOMOLOGADOS
Khomp IPS Séries: 102, 108, 200
Intelbras TIP Séries: 1XX, 2XX, 3XX, 4XX, 6XX
Grandstream GXP11 Séries: 1160, 1165
Grandstream GXP14 Séries: 1400, 1405, 1450
Softphone (Desktop): MicroSIP, Zoiper, CounterPath Bria, Linphone, PhonerLite
ROTEADORES NÃO RECOMENDADOS
Alguns Modelos das seguintes marcas:
Tenda
D-Link
Multilaser